domingo, 24 de junho de 2012

Chupando as Bolas dos Ingleses

Às vezes eu me lamento profundamente por não termos bons programas na TV. Nossas duas maiores carências são programas educativos e programas de comédia. E essa carência vem do modo de pensar essas categorias de forma tão brutalmente separada. O que é educativo tem que ser sério e chato, e o que é divertido tem que ser vazio de conteúdo. Isso resulta em Telecurso 2000 e Zorra Total, duas grandes merdas. Enquanto os ingleses, por outro lado, já resolveram isso de forma bastante elegante: junte um punhado de gente, faça perguntas difíceis e de conteúdo obscuro, e divirta-se com as tentativas de respostas e comentários dos participantes quanto às respostas. O programa ao qual eu estou fazendo alusão é o Q.I., comandado pelo Por Onde Andará Stephen Fry. Legendei preguiçosamente um mínimo trecho dele, aqui, para servir de exemplo aos não-anglófonos. E pode comparar com dois minutos de Show do Milhão, A Praça é Nossa, hã... telecurso? A gente só tem a porra do telecurso de minimamente educativo? Bom, pode comparar com qualquer porcaria nossa e se perguntar: se a gente compra BBB, Um Contra Cem, Saturday Night Live e outros formatos cansados e porcaria, por que diabos a gente não pode ter também um programa bom desses, como a Inglaterra?


Um comentário:

Antônia do sebo disse...

Tentaram fazer um programa "somos inteligentes e engraçados" com o seu querido Raffinha, ficou aquela bosta sobre estupros, estupros de grávidas e estupro de fetos. Acho que levar tudo pro sexo é de praxe por aqui. Ei, Principia Mathematica sexual, hã? Taí uma coisa que seria perfeita pra você bolar.