quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ai, Enredo Rijo! (4)

Onde é que nós paramos, meus queridos? Ah, sim. Dredd indo preso e o velho pondo uma roupinha jedi e sendo exilado com honras. Enquanto isso, a Gostosinha fuça o armário do SS e acha umas fotos. Dele como bebê, com uma família, e dele com um amiguinho, como cadete. Corta pro Juiz Griffin. Pensando bem, corta pra uma explicação de quem é quem, porque os nomes que eu fui dando às pessoas estão me confundindo e eu não sei quem é quem.

Dredd/Sylvester Stallone: Maníaco psicopata, burro e personagem principal;
Hershey: Juíza gostosinha;
Fargo: Juiz velho exilado que foi como um padre para o Jovem Dredd;
Ferguson: O palhacinho interpretado pelo Rob Schneider;
Griffin: Juiz que pediu pro Fargo ser exilado e vai se encontrar com o vilão na próxima cena, revelando sua malvadeza;
Rico: O Vilão. Parece mais são que o resto dos personagens. Louco de pedra;
Rex: Robozão do Rico;
Scruffy: O zelador.

Bom, por enquanto é isso aí. Griffin volta pra sua sala e é surpreendido por Rico e Rex. Rola um papinho sobre como ele quer jogar a cidade no caos pra poder dar mais poder aos juízes. Mais? Talvez um transporte adequado ou armaduras decentes, quem sabe? Isso ajudaria. Bom, a função do Rico é criar esse caos. O que me parece meio bobo, dado que tem prédios de apartamentos cheios de gente atirando uns nos outros com lança-granadas e aquela munição esquisita feita pra só funcionar à queima-roupa. Se durante esse cenário eles não estão dando mais poder ao governo, é porque eu acho que não vão fazer isso, não. Mas tenta aí, vai que dá certo. A maioria do que deu certo até agora eu não achei nem remotamente plausível, mesmo, então uma boa dica pra gente do seu mundo seria perguntar a gente do meu mundo a respeito dos seus planos e inverter a resposta.

Prosseguindo, Dredd está no ônibus penitenciário. Ao lado do insuportável Ferguson. Rola um diálogo insípido no qual Rob se defende e Sly diz que a lei não comete erros, mas que foi injustamente condenado. Bããã, Dredd. Até o retadado do Schneider, que achou que Zohan fosse um bom filme pra se fazer, sabe que você está falando merda. O papinho revela a alguns outros passageiros criminosos que aquele mongolóide é, de fato, o Dredd, e eles respondem a essa informação como qualquer um de nós faria: puxando facas e se preparando para o assassinato. Assim eles podem evitar os próximos cinqüenta sofridos minutos de filme entediante.

Um dos prisioneiros se solta da cadeira e tenta passar a faca pelo pescoço do Stallone. Ele fracassa, e ainda leva um soco de execução muito improvável vindo de quem está preso pelos ombros em uma cadeira e sendo atacado pelas costas. Dredd deve ser tipo o Dhalsim. E, antes que ele possa se virar e soltar um Macumba Fire, um retardado (eu sei que quase todos os personagens do filme levam essa descrição, mas esse tem aquela voz engraçada e tudo, então deve ser mais) atira um míssil no ônibus e manda a coisa toda ao chão. Enquanto coisas aleatórias do cenário explodem, um guarda de desequilibra, cai no chão e acidentalmente fuzila os dois pilotos (provavelmente seus amigos Larry e Curly). Nisso, testemunhando o abate, um velhote doidão, ao lado do retardado do míssil, cita baboseira religiosa.

Gostosinha manda o computador pesquisar a identidade do amiguinho do Dredd que aparecia na foto. É o Rico, minha filha. É o cara que você viu no vídeo do assassinato. Olha a mesma cara bolachuda aí. Porra!

Dredd acorda, pendurado pelas mãos em uma viga. Vem uma galerinha muito feia e vê quem é que eles pegaram. Aparentemente são piratas ou coisa assim. Ferguson se finge de crente para não ser assassinado, o que não dá certo. Ei, eu ia só me referir às piadinhas dele como "piada #5" e coisas do tipo, certo? Mas eu tenho um problema: eu não sei quando o que ele diz é piada, porque nada tem graça. Ele é o personagem cômico, eu sei disso, mas não consigo entender o porquê. O comportamento dele é, na verdade, bem menos engraçado que os dos outros.

Voltando, Dredd livra uma mão das cordas que o aprisiona e desvia de uma cabeçada mortal. Cabeçada essa desferida com um cara que tem como braço uma quantidade ridiculamente excessiva de lâminas. Se eu te dou um conjunto de facas e te digo pra matar um cara, você escolhe usar uma cabeçada? Bom, ele escolheu e acabou acertando a viga de madeira onde o Dredd estava amarrado, o que o deixa livre pra matar a galera, pelo menos até uns policiais chegarem procurando por ele e atirando com metralhadoras. Ah, peraí, ele continua matando depois disso, policiais inclusos. Cadê aquela porra de "eu sou a lei", cacete? Antes você era um policial psicopata, agora é só um criminoso psicopata. Duvido que você vá se prender ao fim do filme, seu hipócrita. Pela segunda vez no filme, ele vai papear antes de verificar se está todo mundo devidamente morto e tem que ser salvo pelo velho. Nós temos um momento tocante no qual os dois dizem "juntos de novo", contentes. E aí nós vemos quem treinou Dredd na arte de não prestar atenção, porque Fargo é empalado pelo Mach 3.

Dr. Ray, seu paciente está causando problemas de novo.

Por algum motivo surpreso com o fato de um homem, cuja cabeça indestrutível apenas tinha batido numa tora de madeira já há algum tempo, matar o inimigo desguarnecido à sua frente, Dredd grita e parte para cima do El Guapo. Então seu oponente - que só tem um braço - oferece a ele três golpes. Dredd tenta, sem nenhum traço de criatividade, finta ou estratégia, golpear o mesmo lugar metálico três vezes. Ao fracassar, simplesmente desvia de uma tentativa de facada que acerta mais uma daquelas vigas de madeira. Parece ser o único jeito de vencer esse cara e funciona consistentemente, o que me faz acreditar que ele acabou de sair de um Master System e ainda não repensou suas táticas. Enquanto o brutamontes metálico está preso à viga que acertou, nosso protagonista o eletrocuta citando uma acusação humorística do código penal. Pra ser específico, ele diz "uso ilegal de eletricidade da cidade". Bom, eles não estão mais na cidade, se eletrocutar não deve ser ilegal e quem está a conduzir o processo é o próprio Dredd. Então são três erros numa acusação, seu animal. Quatro, se contar o uso de papinho furado antes de executar o nego que podia se livrar dali a qualquer momento e arrancar suas tripas como se você fosse uma tainha e ele, um pescador cibernático. É legal bancar o despreocupado com seu oponente, mas a sorte não dura pra sempre. Nem o seu estoque de vigas de madeira.

Nenhum comentário: